top of page
  • Logike

É possível ter um Time Assertivo?

Atualizado: há 2 dias

Assertividade significa poder expressar suas próprias necessidades e opiniões com confiança, e isto sem dominar os outros.


Por óbvio deve começar pelo líder de área, unidade de negócios etc. São diversas as pesquisas no campo da gestão organizacional que apontam uma forte ligação entre ser assertivo e ter um bom desempenho no trabalho.


E em geral estas pesquisas sugerem que as empresas devem medir o quão assertivos são os seus colaboradores. Um caminho inicial pode começar por:



1. Comunicação clara: Observe se os membros da equipe expressam suas ideias de maneira direta e respeitosa durante as reuniões. Ser assertivo não é sinônimo de deselegância, tampouco “desculpa” para comportamentos tóxicos.


É importante que os líderes dêem espaço, se alguém na equipe, nas filiais etc. tem uma preocupação, eles deveriam no mínimo poder falar de maneira clara e vislumbrar um ambiente para discutir sugestões construtivas.


2. Confiança: Veja se, e como, os membros da equipe interagem entre si. Se alguém estiver enfrentando um desafio técnico ou pessoal, observe se os pares oferecem apoio e assistência sem hesitação.


3. Tomada de decisão: Aqui reside o problema da procrastinação. Observe como o time toma decisões, quais os critérios, se há auxílio de um sistema de apoio a decisão (DSS). Em alguns momentos é possível que procrastinação excessiva seja indício de que os gestores não estão confiando na própria capacidade de avaliar as opções disponíveis. Aí entra o papel dos executivos centrais, orçando metodologias e ferramentas de suporte a decisão sob ambientes de incertezas.


Em resumo, alcançar a assertividade e a produtividade precisa “sair do papel” na sua empresa, independente do seu porte. Somente assim será possível experimentar um ambiente de resolução eficaz de problemas, com os times trabalhando em conjunto para identificar soluções de maneira rápida e eficiente.


Buscando oportunidades de melhoria? Fale conosco em sac@logike.com


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page