Frase clássica do Aswath Damodaran, professor de finanças na Stern School of Business da Universidade de Nova York:
Todas as empresas passam por ciclos de vida – nascem, crescem, amadurecem e declinam.
Damodaran, um dos maiores especialistas em valuation e portfólio está mais do que certo. Resumidamente, pode-se pontuar que:
O ciclo de vida de uma empresa é frequentemente comparado ao ciclo de vida de um produto. Assim como os produtos têm uma curva de adoção e maturidade, as empresas também passam por estágios semelhantes.
Na fase inicial, uma empresa está "nascendo", o que significa que está desenvolvendo seu produto ou serviço, estabelecendo sua identidade e entrando no mercado. Durante a fase de crescimento, a empresa experimenta um rápido aumento em receitas, clientes e presença de mercado. Esta é muitas vezes uma fase "emocionante" para os sócios e dirigentes, mas também desafiadora, pois a empresa pode enfrentar problemas de escala e gerenciamento.
À medida que a empresa amadurece, ela entra em uma fase de estabilidade e consolidação. Neste estágio, o foco pode mudar para a otimização de processos, a gestão de custos e a expansão geográfica.
Finalmente, todas as empresas eventualmente enfrentam a fase de declínio, onde podem eventualmente virem a ser superadas por mudanças no mercado, tecnologia obsoleta, absoluta falta de inovação ou fatores como competitividade em preço. É importante que as empresas reconheçam esse declínio e se adaptem ou reinventem-se para evitar a extinção.
Aprendendo com o Damodaran, percebe-se que o foco de uma empresa precisa mudar à medida que ela avança no ciclo de vida - as empresas precisam agir conforme apropriado para sua idade.
Isto pode significar que suas prioridades podem mudar para a expansão de mercado, desenvolvimento de marca e criação de uma base de clientes realmente sólida. Uma empresa madura pode e deve:
Priorizar a otimização de processos,
Lidar com a necessária diversificação de produtos e serviços,
Realizar os estudos necessários para uma "reentrada" em novos mercados ou segmentos.
À medida que uma empresa entra ou corre o risco de entrar em uma fase de declínio, ela pode precisar adotar medidas como reestruturação ou mesmo "reinventar-se" por meio de estudos de tendências e investimentos em P&D.
Sim, o mais conhecido especialista em valuation, gestão de portfólio e finanças corporativas está certo novamente. É preciso entender o ciclo de vida a empresa, para então ajustar suas estratégias de competitividade.
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