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Na Revolução da Inteligência de Mercado, um pouco de calma é preciso

As metodologias de inteligência de mercado estão evoluindo para se tornarem mais integradas, precisas e éticas. Executivos de marketing e desenvolvimento de negócios devem se adaptar a essas mudanças, investindo em tecnologia, capacitação e estratégias colaborativas. O futuro da inteligência de mercado promete ser mais dinâmico, proporcionando vantagens competitivas significativas para as empresas que conseguirem acompanhar essas transformações.


O uso da IA pode sim auxiliar em previsões (em algum nível, dependendo muito da heurística da ferramenta de IA) e automação de tarefas não muito complexas.



Mas é preciso considerar que as pesquisas secundárias e surveys continuam essenciais, e estão se adaptando rapidamente.


Kotler e Keller (2020) destacam nas novas Pesquisas Secundárias a integração de dados de diferentes fontes para insights mais precisos. Pesquisas secundárias permitem acesso a um vasto conjunto de dados que podem não estar disponíveis ou serem viáveis de coletar em um estudo primário.


Cabe sempre considerar:


Pesquisas secundárias utilizam dados já coletados e analisados por outros pesquisadores, o que economiza tempo e recursos financeiros. Coletar dados primários pode ser caro e demorado, e utilizar dados existentes pode acelerar o processo de obtenção de informações relevantes.

Quanto aos Surveys Modernos, Malhotra (2019) aponta para surveys gamificados que aumentam a taxa de resposta e a qualidade dos dados, com IA auxiliando na análise. Para os profissionais de business development, a realização de surveys:


  1. ajudam a adaptar produtos e serviços às demandas reais;

  2. dependendo do método e estrutura do survey, ter um ciclo de feedback contínuo;

  3. obter sobre percepções e preferências relacionadas ao ambiente concorrencial.


Fale conosco em sac@logike.com


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